domingo, 25 de março de 2012

como tudo que e bom dura pouco se vai mas um final de semana :( de volta para a rotina !
dessa vez não e para nossa alegria :)


quinta-feira, 22 de março de 2012

Atletas do IFPA disputam seletiva nacional sub 20

O judoca paraense e atleta do IFPA, Luis Nogueira Filho, mais conhecido como Luisinho, foi convocado para o torneio internacional de Bremen, na Alemanha. A convocação veio da Confederação Brasileira de Judô. Enquanto o torneio internacional não chega, Luisinho treina com o professor e técnico de judô do IFPA, Alam Saraiva, para outra competiçã, a seletiva nacional sub20.
MAIS PESSOAL ISSO E NO CAMPUS DE BELÉM!
QUE PENA *__*
MAS QUEM SABE ESSE PROJETO VENHA PARA O NOSSO CAMPUS TAMBEM (VAMOS TORCER!!!)

uma RARA visitinha ao IFPA

Um fato não muito comum no Instituto Federal - Campus Itaituba, ocorrido na parte da manhã desta quinta feira dia 08/03/2012 às 10:15 hs, O Biólogo do IFPA, Prof. James Leão de Araujo, encontra logo em frente à sala III (Do curso técnico integrado de Informatica), uma éspecie de Besouro que, "provavelmente", seria da família dos "Scarabaeidae" (Fonte: Winkipédia) De aproximadamente 20 cm.
O Biólogo James Recolheu o inseto do local e o levou à sala de aula para expor aos alunos, e leva-lo à sua residência para "Supostos estudos".




abaixo o local o o besouro foi recolhido


Missão do Instituto Federal do Pará CAMPUS ITAITUBA

Missão

Produzir e socializar conhecimentos, formando cidadãos e profissionais qualificados, proporcionando-lhes liberdade de escolha no exercício de suas atividades no mundo do trabalho, e atuando como agente de desenvolvimento sustentável regional, para o crescimento e engrandecimento de nosso Estado.


Objetivos e Metas da Instituição

O Campus Itaituba, no cumprimento do que estabelece a Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira, bem como os preceitos legais da Lei nº 11.892/2008, tem como objetivos e metas:
a) Ministrar cursos de educação profissional técnica de nível médio, nas modalidades integrado, subsequente e EJA, bem como formação inicial e continuada de trabalhadores, a nível de capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização;
b) Realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade;
c) Desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional de tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos;
d) Estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional; e
e) Ministrar em nível de educação superior:
1. Cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;
2. Cursos de Licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;
3. Cursos de Bacharelado e Engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;
f) Orientar a oferta de cursos em sintonia com a consolidação, o fortalecimento e as potencialidades dos arranjos produtivos locais, culturais e sociais, privilegiando os mecanismos de inclusão social e de desenvolvimento sustentável;
g) Promover a cultura do empreendedorismo e cooperativismo, apoiando processos educativos que levem à geração de trabalho e renda.

Descrição dos objetivos e qualificação das metas

O Campus Itaituba do IFPA tem como princípio básico a formação de jovens oriundos do ensino fundamental, médio e da clientela específica da EJA, no sentido de proporcionar a esse público ensino continuado de qualidade, bem como maiores oportunidades de acesso ao mundo do trabalho.
Para tanto, comprometemo-nos com a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio, nas modalidades integrado, subsequente e EJA, iniciando com os cursos Técnico em Sistema de Informação, Técnico em Edificações e Técnico em Saneamento urbano, perfazendo um total de 450 vagas na fase de implantação. No que concerne a formação inicial e continuada de trabalhadores, em nível de capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização, a oferta será adequada a demanda local, visualizada em estudos prévios.
Nossa atuação será também no sentindo de estímulo a pesquisas aplicadas, nas áreas de interesse da instituição em consonância com a vocação regional. Dessa forma, torna-se mister o desenvolvimento de atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, a partir de estudos sistematizados da realidade local e regional, do nível de inserção da população no mercado de trabalho e da quantificação da realidade da produção a nível regional.
Caminhamos ainda no sentido de estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico loca e regional, através de convênios e parcerias com entidades que desenvolvam projetos para esse fim, órgãos da administração municipal ligados a educação e do terceiro setor.
Além da oferta de ensino de nível básico, o Campus Itaituba compromete-se com a oferta de cursos de nível superior nas modalidades Tecnólogo e Licenciaturas. Cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia, que na fase de implantação, ofertaremos turma de Tecnólogo em Sistema d e Informação. Os cursos de licenciatura, bem como cursos de bacharelado e engenharia, e programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de e ciências e matemática, e para a educação profissional, constam de planejamento futuro da continuação da expansão do Campus.
Dentro dessa perspectiva, o Campus Itaituba trabalha no estreito objetivo da formação da cultura da busca do desenvolvimento através da sustentabilidade, orientando a população para o empreendedorismo e o cooperativismo, na busca de processos que gerem trabalho e renda, em sintonia com a consolidação, o fortalecimento e as potencialidades dos arranjos produtivos culturais e sociais locais, privilegiando os mecanismos de inclusão social e de desenvolvimento sustentável.

Área (s) de atuação acadêmica

O Campus Itaituba abrange os seguintes cursos:

Técnico de Nível Médio, na forma de Integrado e Subsequente, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino fundamental, médio e à clientela específica do EJA, que tenham alcançado aprovação em Processo Seletivo;
De nível Superior em Tecnologia, abertos candidatos que tenham concluído o ensino técnico de nível médio, médio ou equivalente, e que tenha alcançado aprovação em Processo Seletivo;
De nível Superior de Licenciatura, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, e que tenham sido aprovado em Processo Seletivo;
De nível Superior em Bacharelado e Engenharia, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, e que tenham sido aprovados em Processo Seletivo;
De Pós-Graduação, programa Lato Sensu, abertos a candidatos diplomados em curso superior de Tecnologia, Licenciatura, Bacharelado, e que atendam as exigências legais;
Der extensão, abertos a candidatos que atendam a requisitos estabelecidos em cada caso, pela legislação pertinente.

ENEM

Entenda o que é e para que serve o Enem

Exame Nacional do Ensino Médio é obrigatório em diversos vestibulares e pode ajudar em outros. Prova de 2011 será aplicada em 22 e 23 de outubro.

23/05/2011 08h 55

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia conhecimentos obtidos até o término do Ensino Médio. Ele é usado como parte do processo seletivo de mais de mil Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.

A nota do Enem é critério fundamental na seleção para as bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos). A partir de 2009, ela passou a ser a única forma de se candidatar a 51 IES públicas peloSisu (Sistema de Seleção Unificada). O Enem, também em 2009, tornou-se a prova de conclusão do ensino médio para os estudantes maiores de 18 anos que cursam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desde 2010, a nota do Enem se tornou obrigatória para a solicitação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

- Entenda o ProUni passo a passo

- Entenda o Sisu passo a passo

Devo fazer Enem para passar no vestibular?

Confira como a faculdade a que você vai se candidatar usa a nota do Enem (essa informação geralmente está nos manuais do candidato). Se a instituição substituiu completamente o vestibular pelo Enem (como as participantes do Sisu) você precisa fazer o exame obrigatoriamente para se candidatar. Se você quer concorrer a bolsas do ProUni, o Enem também é obrigatório.

Além disso, há instituições (como a Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos) que permitem escolher entre fazer o processo seletivo tradicional ou o Enem para se candidatar a uma vaga. Há ainda instituições que trocam apenas a primeira fase pelo exame (caso da Federal de Pernambuco) e há outras que usam a nota da prova como bônus na nota final do vestibular (como a PUC de Campinas).

Como posso me inscrever?

Todas as informações sobre inscrição no exame podem ser obtidas no site do Enem.

Como posso usar a nota de Enems de anos anteriores?

Alguns vestibulares permitem ao candidato informar seu desempenho em mais de uma edição do Enem e costumam usar a pontuação que mais acrescenta na nota final do candidato. Exemplo desse tipo de uso da nota foi a Fuvest de 2008.

Qual a relação entre o Enem e o ProUni?

Só pode se candidatar ao ProUni quem fez Enem. As bolsas do programa são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio e estudantes com melhores notas têm mais chances de conseguir a bolsa em sua primeira opção de curso e instituição.

Mas não basta fazer o Enem para se candidatar a uma bolsa do ProUni. Além de ter a nota mínima no Enem, para conseguir a bolsa do ProUni o estudante precisa: 1) ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos; 2) ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral. Atenção: quem não satisfaz os critérios de renda e estudo em escola pública pode se candidatar ao ProUni se tiver deficiência ou for professor da rede pública de Ensino Básico - em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Para mais informações, consulte o site do ProUni.

Qual a relação do Enem com o Sisu?

Para se candidatar aos cursos que aderiram ao Sisu, o candidato precisa ter feito Enem. Para poder se inscrever em algum curso pelo Sisu, o candidato precisa, antes de mais nada, informar o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem. A seleção pelo Sistema de Seleção Unificada é feita com com base nas notas do Enem.

Como é a prova do Enem?

O exame é composto de 180 questões de múltipla escolha, divididas em quatro partes, e uma redação. Cada parte da prova possuí 45 questões de:

- linguagens e códigos, em que são cobrados conhecimentos de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol);

- ciências humanas, que aborda questões de geografia, história, filosofia e sociologia;

- ciências danatureza, que traz perguntas sobre biologia, química e física;

- matemática.

Quando acontece o Enem 2011?

Desde 2009, o Enem é feito em dois dias. Em 2011, a prova será feita em 22 e 23 de outubro. No primeiro dia (sábado, 22 de outubro), as provas serão de ciências da natureza e humanas. No domingo (23), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens.

- Opine sobre o Enem na comunidade do GUIA

A Ciência da Computação é o conjunto de técnicas e conhecimentos que possibilitam a criação de programas de informática. O bacharel deste curso analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação.

Cabe ao profissional elaborar softwares, desde programas básicos de controle de estoque até os mais complexos sistemas de processamento de informações, como os utilizados nas pesquisas espaciais e na medicina genética. É ele, também, quem mantém redes de computadores em funcionamento e assegura as conexões com a internet.

As oportunidades de emprego para o cientista da computação estão muito boas. O Sudeste concentra a maior parte das empresas de Tecnologia da Informação e, por consequência, as melhores oportunidades de trabalho. O bacharel é contratado para atuar no desenvolvimento de aplicativos para a web, softwares e jogos. Pode, também, se dedicar à análise de problemas e soluções como gerenciamento de dados por meio de um banco, à informatização de folhas de pagamento.

Para ser apto a exercer esse tipo de trabalho, o estudante de Ciência da Computação tem aulas de matemática, física, eletricidade, eletrônica, fundamentos da computação e linguagens formais. Entre as matérias optativas estão princípios de interação homem-computador e informação, comunicação e a sociedade do conhecimento. O curso ainda prepara o estudante a gerenciar o próprio negócio, ministrando disciplinas de administração e empreendedorismo.

Gostou do curso? Ficou interessado em fazer? Confira quais são as melhores universidades.

Nome da faculdadeEstrelas
Universidade Federal do Ceará (UFC)★★★★★
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)★★★★★
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)★★★★★
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)★★★★★
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)★★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)★★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)★★★★★
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)★★★★★
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus da Cidade Universitária★★★★★

* lista em organizada por estado e ordem alfabética

*Dados do GUIA DO ESTUDANTE Profissões Vestibular 2012. Confira a edição completa nas bancas de todo o Brasil.

Os 3 melhores cursos de Esporte do Brasil

O curso de Esporte ensina as técnicas e os métodos usados no treinamento e na preparação física de indivíduos e equipes para competições esportivas. O profissional da área pode trabalhar com administração esportiva, gestão de carreira de atletas, iniciação esportiva (como professor), promoção e marketing e treinamento e condicionamento físico.

- Os 7 melhores cursos de Educação Física do Brasil

Por conta de eventos como a Copa do mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o mercado para o bacharel em Esporte deve crescer. Eventos do tipo acabam estimulando não só os atletas, como a população em geral a fazer exercícios físicos. O interesse por esporte acaba crescendo.

- Entenda como funciona a avaliação do Guia do Estudante

O curso é relativamente novo e pouco comum no Brasil, mas boa parte do currículo é ocupada com aulas práticas de técnicas e regras das diversas modalidades esportivas. Há também biologia, psicologia, administração, economia, treinamento, sociologia, legislação e medicina esportiva entre outras. Os alunos costumam optar por um esporte específico e fazem estágios.

Gostou de Esporte? Confira as três melhores faculdades:

Nome da FaculdadeEstrelas
Universidade de São Paulo (USP)★★★★★
Universidade Estadual de Londrina (UEL)★★★★
Veris Facs Campinas★★★

* lista em organizada por estado e ordem alfabética

quarta-feira, 21 de março de 2012

O CAMPUS

O Histórico do Campus de Itatuba

Imprimir
PDFE-mail

O Campus de Itaituba, localizado no município principal da região do Tapajós, mesorregião paraense de Itaituba, faz parte do projeto de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica, que está em vias de completar 100 anos de existência.

Através do Decreto nº 6.095, de 24 de abril de 2007, o Governo Federal aponta para a possibilidade de expansão da rede, organizando os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet’s), como parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, para a criação dos Instituto Federais, materializando esse objetivo com aprovação do Projeto de Lei, consubstanciado na Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008.

O Campus Itaituba é, por assim dizer, um produto da implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, criado no município de Itaituba, para o acolhimento de um público historicamente colocado a margem das políticas de formação para o trabalho, da pesquisa aplicada destinada à elevação do potencial das atividades produtivas locais e da democratização do conhecimento à comunidade em todas as

Postagens populares